quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

SIGEDUC - HISTÓRIA 7º ANO

 

 

 

 01 - Eixo Integrador da Área (FGB) / Ementa da Unidade Curricular (IFA):

A passagem do mundo antigo para o medieval
O Mediterrâneo como espaço de interação entre sociedades
O papel da mulher em diferentes períodos
O papel da religião cristã na Idade Média

 02 - HABILIDADE A SEREM DESENVOLVIDAS

1. Interpretação e análise crítica

    Ler e interpretar diferentes fontes históricas (textos, imagens, mapas, documentos, objetos).
    Compreender que a história pode ter diferentes versões e perspectivas.
    Questionar informações e identificar intencionalidades por trás dos registros históricos.

2. Noção de temporalidade e causalidade

    Diferenciar passado, presente e futuro.
    Compreender processos de mudança e permanência na história.
    Relacionar causas e consequências dos acontecimentos históricos.

3. Uso de fontes históricas

    Aprender a utilizar fontes primárias e secundárias na construção do conhecimento histórico.
    Desenvolver autonomia na pesquisa e na busca por informações confiáveis.

4. Construção da identidade e diversidade cultural

    Reconhecer a importância da cultura e da diversidade na formação da sociedade.
    Valorizar a história e as contribuições de diferentes povos e grupos sociais.

5. Empatia histórica

    Compreender os acontecimentos históricos dentro do seu próprio contexto.
    Evitar julgamentos anacrônicos, ou seja, interpretar os eventos passados com base nos valores da época, e não nos valores atuais.

6. Relacionar o passado com o presente

    Identificar como eventos históricos influenciam a realidade atual.
    Compreender a história como um processo em constante construção.

7. Compreensão da cidadania e dos direitos humanos

    Entender o papel dos indivíduos e dos grupos na sociedade.
    Refletir sobre justiça, democracia e participação social ao longo da história.

8. Habilidades de escrita e argumentação

    Desenvolver a capacidade de relatar e explicar eventos históricos de forma coerente.
    Produzir textos argumentativos baseados em evidências históricas.

03 - PLANO ANUAL OBJETOS DE CONHECIMENTO:

1º BIMESTRE: Feudalismo e Sociedade Feudal; O que é o Teocentrismo?; Por que os padres, assim como as freiras, não casam?; Renascimento; Teocentrismo; Antropocentrismo; As Grandes Navegações;  Navegaçoes Portuguesas; Navegações Espanholas; Heliocentrismos e Geocentrimo; Os Descobrimentos e a Alteridade;

2º BIMESTRE:  Renascimento: Principais pensadores; Renascimento e Humanismo; Descobrimento do Brasil; Brasil Colônia; Evidencias do Descobrimento do Brasil em Touros-Rn; Inicio da Colonização do Brasil; O Ciclo do Pau Brasil no Brasil colonial; Captanias Hereditárias; O ciclo do Acuçar no Brasil Colonial; O Tratado de Tordecilhas e o Brasil Colonia

3º BIMESTRE: Contexto da Reforma Protestante; Martinho Lutero; Estruturas da Sociedade Feudal (Maquetes); Martinho Lutero (Maquetes); Calvinismo e Predestinação (Maquetes); Contrarreforma Católica (Maquetes); Mao de obra Escravizada - Povos Originários; Mão de Obra Escravizada - Tráfico Negreiro; Brasil colônia - Governo Geral.

4º BIMESTRE: Originários do Rio Grande do Norte: Os Tapuias; Os Tapuias e o Ritual de Antropofagia; Brasil Colonial - O Ciclo do Gado;  A Guerra dos Bárbaros; A Ação dos Bandeirantes no Brasil Colônia; Os Jesuítas no Brasil Colônia; Povos O Antigo Regime; O Absolutismo;

04 - ESTRATÉGIAS PARA A INTEGRAÇÃO

Disponibilização de conteúdos para os alunos através de sistemas que permitam acompanhar devidamente o progresso dos estudantes e identificar quaisquer problemas ou dificuldades (vídeos no youtube; link de textos entre  outros).

Atividades mais práticas, como estudos de caso, projetos, seminários, simulados ou outros tipos de iniciativas que entreguem ao aluno um papel mais centralizado no processo de aprendizagem.

Sala de aula invertida (troca de papel entre o aluno e professor), gamificação ou educação baseada em competências (Que permite nivelar melhor o aluno com base nas suas habilidades e autonomia) dando-lhe autoridade para pesquisas e busca de conhecimento.

O desenvolvimento metodológico das aulas buscará o diálogo entre os agentes da ação educativa, destacando a produção do conhecimento pelos alunos por meio de leitura, registro e composição tanto de imagens quanto de textos escritos nas aulas.

Diversos instrumentos e formas avaliativas serão utilizadas, individual e coletivamente. Assim, a avaliação ocorrerá no decorrer das aulas da unidade e levará em conta os conhecimentos prévios e a participação dos alunos nas discussões, a execução de atividades escritas, participação em projetos de ensino e outras formas de participação e/ou atividades.

Uso contínuo da plataforma Clickideia e o blog do presente professor:

 https://fjhistoria.blogspot.com/

05 - AVALIAÇÃO CONTINUA

Aulas para correção de atividades e explicação de conteúdo. Postagens de textos e vídeos aulas e encaminhamentos de atividades por meio do aplicativo WhatsApp. Entrega de material impresso para os alunos como complemento do livro de didático. 

Realização de pesquisas em livros, revistas e outros recursos existentes na biblioteca da escola, bem como a realização de tarefas expositivas de trabalhos desenvolvido pelos alunos de outras temáticas relativas aos assuntos trabalhados.

Atividades mais práticas, como estudos de caso, projetos, seminários, simulados ou outros tipos de iniciativas que entreguem ao aluno um papel mais centralizado no processo de aprendizagem.

Sala de aula invertida (troca de papel entre o aluno e professor), gamificação ou educação baseada em competências (Que permite nivelar melhor o aluno com base nas suas habilidades e autonomia) dando-lhe autoridade para pesquisas e busca de conhecimento.

Exposições de vídeos e filmes ligados aos temas com SLIDES e a realização de tarefas no Livro Didático.

Aulas expositivas e participativa por meio da leitura de textos, trabalho com tipologias diversas de fontes de pesquisas, exercícios escritos, pesquisa orientada em grupo e/ou individual, desenvolvimento de projetos interdisciplinares e discussão sobre os temas abordados.

Leituras das temáticas do Livro Didático e o uso da plataforma Clickideia e o blog do presente professor: https://fjhistoria.blogspot.com/


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